Traga a natureza para dentro de casa ou escritório com Jardins Verticais

Além de ser simples para instalar, alternativa sustentável melhora a qualidade de vida

Para quem mora em grandes cidades, basta dar uma olhada em volta para ver que a paisagem não muda muito dos tons de cinza e grandes prédios e fachadas. Isso, somado a uma grande quantidade de carros e uma consequente poluição, é o resultado ideal para uma vida menos saudável.

Porém, pensar em alternativas mais verdes e sustentáveis é – ao mesmo tempo – uma solução e um problema, especialmente se for pensar no espaço e tempo disponíveis para isso. Recentemente, vemos opções interessantes serem adotadas. É o caso dos jardins verticais, adotados por diversas pessoas e espaços, sejam eles residenciais ou comerciais.

Para Ricardo Botelho, diretor da Western Pools, a construção desse tipo de intervenção vem, principalmente, dessa necessidade das pessoas em agregar mais natureza e qualidade de vida à sua rotina e, se antes era vista somente em casas, hoje estão ganhando cada vez mais espaço e fazem parte inclusive de planos de instituições e prefeituras por cidades – literalmente – mais verdes.

“Segundo paisagistas, a ideia do jardim vertical surgiu pela falta de espaço e também como opção para suavizar a quantidade de concreto. Inspiradas nos jardins japoneses – que têm muitos problemas com a falta de espaço e driblam isso com alternativas criativas – o uso de jardins verticais traz uma sensação de paz, ligação com a natureza e também de uma ampliação do espaço existente”, afirma Botelho.

Além de todas as vantagens para a saúde,os jardins verticais trazem, eles são simples de instalar e manter, basta ter um pouco de disciplina e observar algumas regras e cuidados, especialmente na preparação do espaço:

1. Iluminação: assim como para qualquer planta ou jardim, a primeira coisa a se observar é sempre a quantidade de luz que o local irá receber. É a partir daí que as espécies são escolhidas, garantindo que se desenvolvam bem.

2. Água: cada espécie deve receber uma quantidade de água, então busque colocar as que tenham necessidades similares sempre juntas. Além disso, considerar um projeto de irrigação é uma excelente opção, pois garante não apenas o bem estar das plantas, como também ajuda na economia de água, evitando o desperdício.

3. Impermeabilização: devido à incidência constante de água é importante não apenas fazer uma impermeabilização extra na parede que o jardim será instalado, mas utilizar acessórios para jardins feitos especialmente com esse intuito, como pedras artificiais com nichos para plantas. Esse tipo de material é previamente preparado para receber espécies e assim se comporta melhor com a irrigação e manutenção.

4. Materiais necessários: saber de onde vem cada material usado na instalação é importantíssimo. De nada adianta fazer um jardim vertical para trazer mais verde se esse for feito com árvores recém-cortadas ou com a remoção de pedras de rios. Busque fornecedores de materiais certificados e também alternativas sustentáveis como o uso de pedras artificiais decorativas ou revestimentos ecológicos.

Decoração, Dicas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>